
Um pouco mais de história
Construçaõ da capela de Lagoa dos Monteiros
A Igreja de Nossa Senhora das Graças segundo informações dos próprios moradores começou a ser construída na década de 50. Houve uma grande mobilização da própria comunidade tendo como anfitrião Joaquim José Monteiro. Após uma grande luta para conseguir a doação do terreno, Joaquim liderou os trabalhos iniciais para a elevação da capela, pois o povo, forte na fé, necessitava de seu próprio templo de orações. As informações de que a 1ª missa para benção do local para a elevação da futura capela de Monteiros data de 26 de Outubro de 1957, presidida por Monsenhor Sabino. No mesmo ano, em 11 de Novembro,foi iniciado o alicerce.
De acordo com alguns depoimentos como os de Livramento Sousa(in memória) e Maria do Carmo, todos os finais de tarde juntavam-se homens e mulheres de todas as idades para carregar pedras das margens da lagoa para colocar no alicerce da igreja. Na ocasião, bonitos hinos eram cantados em coro por todos aqueles que lutavam em busca de um único objetivo, além de muitas orações, louvando e agradecendo a Deus por aquela graça que estava sendo iniciada, mas que um dia seria alcançada.
Os anos passavam e o sonho daquele povo cada vez mais se aproximava da realidade, pois aos poucos viam as paredes sendo erguidas. Para isso, contaram com o auxílio de um grande colaborador, que foi Monsenhor Sabino, o qual não media esforços em ajudar a comunidade na concretização daquela ideia do povo monteirense. Segundo Pe. Manoel Valdery da Rocha(Pároco da Paróquia de Cruz desde 1965) quando ele chegou aqui para assumir a paróquia, a igreja estava com as paredes altas,mas sem telhado, nem portas (foto). Mesmo com a construção inacabada, a comunidade, muito fervorosa, construiu no lugar do atual altar uma pequena tenda para que fossem celebradas as missas e celebraçoes. Além disso, eram organizadas também quermesses e outros tipos de eventos em busca de recursos para ajudar na conclusão daquela que se tornaria o maior templo da Paróquia de São Francisco da Cruz, depois da Matriz.
A imagem de Nossa Senhora das Graças foi doada por Vicente José de Vasconcelos, conhecido como Vicente Alexandre. Os primeiros castiçais que até hoje encontram-se na igreja, foram doados por Serafim Marques de Freitas e comprados por D.Maria do Carmo,que na época contribuía para manter a igreja bem organizada, juntamente com D. Mundeca, também grande colaboradora.
No livro de tombo da paróquia, consta que a igreja foi batizada no dia 15 de Novembro de 1971, onde se fizeram presentes naquela bonita festa os seguintes vigários: Pe Valdery, Pe. Valdir, Pe.Édson Magalhães e Pe. Odécio que deu a benção àquela nova capela.
Um comentário:
Meu nome é Jane Freitas. Nasci e fui batizada nesta paróquia pelo Pe. Valdery em 1972. Sou filha de João Freitas e neta do Sr Antônio Marques de Freitas. Hoje resido em Fortaleza, mas tenho muita vontade de voltar a morar nos Monteiros.
Postar um comentário